Índice
Enquadramento tributário: como escolher o regime ideal para a sua empresa?
Entenda de uma vez por todas como escolher o enquadramento tributário mais vantajoso e econômico para a sua empresa
Saber qual é o enquadramento tributário que mais se encaixa na sua empresa, possui um impacto gigantesco na economia do seu negócio e pode estar fazendo com que você pague mais impostos do que deve.
Por isso, trouxemos algumas informações para te auxiliar a entender melhor sobre este assunto e, desta forma, saber analisar corretamente se sua empresa está ou não no enquadramento tributário correto.
Confira!
Veja também:
- Quais os regimes tributários existentes?
- Planejamento tributário para o comércio: conheça os benefícios;
- Saiba como calcular o Simples Nacional em 4 passos.
O que é o enquadramento tributário?
O enquadramento tributário é o conjunto de normas que determina quais serão os tributos que sua empresa deve pagar. Vale ressaltar que o número e valor dos tributos também varia conforme o faturamento e a atividade exercida pela empresa.
No Brasil, existem 3 principais regimes tributários que devem ser definidos conforme o faturamento da empresa, porte, tipo de atividade e afins. Veja quais são eles a seguir!
Simples Nacional
O regime Simples Nacional é indicado para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), e possui um recolhimento de tributos facilitado através de uma guia única paga mensalmente (DAS).
Lucro Presumido
Neste regime tributário, a Receita Federal estabelece percentuais de presunção do lucro da empresa para calcular o IRPJ e a CSLL. Esse percentual varia de 1,6% a 32% de acordo com a atividade exercida pela empresa.
Para se enquadrar nesse regime, as empresas precisam respeitar o limite de faturamento de até R$ 78 milhões por ano.
Lucro Real
Obrigatório para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões e empresas que exercem atividades do setor financeiro, neste regime, considera-se o lucro contábil da empresa, ou seja, o lucro real que a empresa teve acrescido de ajustes requeridos pela lei fiscal.
Como saber qual o enquadramento tributário correto para a sua empresa?
Para saber qual é o enquadramento tributário ideal para sua empresa, será necessário contar com o suporte de especialistas contábeis para que seja elaborado um planejamento tributário, o qual irá considerar as normas tributárias, e dados do seu negócio, como o porte, faturamento, área de atuação, obrigações, etc.
Após essa análise, será possível identificar qual dos três tipos de regime tributário é o mais indicado para a sua empresa.
Por que o regime tributário errado pode fazer sua empresa pagar mais impostos?
Cada regime tributário possui uma própria forma de tributação, com suas próprias porcentagens de alíquotas.
Sendo assim, se uma empresa possui todas as características para se adequar a um regime com alíquota menores, mas acaba se enquadrando em um regime com alíquotas maiores, certamente, vai pagar mais impostos do que o necessário.
Por isso, o enquadramento tributário é algo tão importante para toda e qualquer empresa que quer crescer e ter uma longevidade de negócio.
Conte com a Datalex Contabilidade para realizar o enquadramento tributário mais vantajoso e econômico
Considerando o peso que o enquadramento tributário correto possui para saúde financeira de uma empresa, essa escolha é algo muito importante e que deve ser feita com muito zelo.
Por isso, não hesite em contar com o apoio de especialistas!
Nós, da Datalex Contabilidade, somos especialistas em serviços fiscais, e vamos realizar um planejamento tributário efetivo para que você possa melhor aproveitar os benefícios de sua tributação e pagar menos impostos ao escolher o regime tributário correto.
Além disso, vamos prestar todo o suporte necessário para auxiliá-lo nos demais assuntos fiscais e contábeis de sua empresa.
Portanto, entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS FISCAIS ESPECIALIZADOS!