Atualmente, os empresários encontram desafios relacionados à alta concorrência, além de se verem inseridos em um cenário repleto de instabilidade econômica. Onde será que o Desenvolvimento Econômico Sustentável entra nessa história?
Vamos lá… O cenário econômico não é favorável, certo?
Diante disso, é perfeitamente compreensível que as organizações construam modelos organizacionais próprios, visando aumentar a lucratividade para os acionistas, assim como criar modelos administrativos que sejam mais claros e objetivos.
Assim, é grande a probabilidade de você já ter ouvido falar da governança corporativa, afinal, atualmente, esse sistema se tornou muito importante quando os assuntos são negócios.
Os benefícios trazidos pela aplicação da governança corporativa são muitos, mas hoje nós falaremos sobre o desenvolvimento econômico sustentável, algo imprescindível para uma empresa!
Governança Corporativa – o que é isso, afinal?
Assim como vários outros conceitos que existem no mundo dos negócios, a governança corporativa pode ser definida de várias formas. Mas, contaremos com um significado mais claro e preciso, que é fornecido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Nessa definição, é possível observar que o termo representa a adoção de várias práticas, que tem como finalidade:
- Englobar uma melhoria significativa no crescimento da empresa, em seus processos.
- Trazendo mais integração entre os níveis hierárquicos da empresa.
- E principalmente, aumentando a transparência referente à prestação de contas de acionistas.
O objetivo é obter uma entrada maior de dinheiro, promovendo um crescimento sustentável para o negócio.
E os benefícios?
Não dá para discutir: ter transparência em cada um dos processos administrativos é algo que gera benefícios muito grandes para um negócio. De todos os benefícios que nós podemos citar com aplicação da governança corporativa, o mais importante é o que agrega maior valor a uma organização é o seu desenvolvimento econômico sustentável.
Para uma empresa é muito importante que este desenvolvimento seja significativo, porque além de estimular a entrada do capital financeiro, também aumenta o nível de confiança para a empresa, tanto para os acionistas quanto para os investidores.
Além de ter esse benefício, que é algo que toda empresa busca, ter uma governança corporativa de qualidade ainda consegue te ajudar a prever e evitar desafios que possam danificar de maneira muito séria uma empresa que está sempre buscando crescer e superar seus obstáculos.
Quanto a essa questão, nós podemos citar o benefício de prevenir fraudes relacionadas à utilização do dinheiro do negócio, além de uma visão estratégica bem mais ampla que, por sua vez, faz com que a tomada de decisões seja muito mais estratégica, minimizando as falhas de gestão e de planejamento.
Para que tenha uma aplicação correta, a governança corporativa possui 8 características indispensáveis. São elas:
- A participação: onde é preciso o envolvimento de diversas esferas de uma empresa;
- Estado de direito: tem como objetivo permitir validar as normas conforme as leis de um estado democrático;
- Transparência: o primeiro foco das organizações que escolhem a governança corporativa;
- Responsabilidade: onde está incluso os membros de uma empresa em diferentes níveis hierárquicos;
- Orientação por consenso: buscando mais agilidade e melhoria dos processos;
- Igualdade: que repudia qualquer espécie ou demonstração de abusos de poder;
- Eficiência: sua aplicação permite que a empresa tenha um crescimento sustentável;
- Accountability, prestação de contas: sendo respeitados tanto os acionistas, como os investidores.
Entende como a governança corporativa pode ajudar no desenvolvimento sustentável da sua empresa?
Por isso é extremamente importante que você busque implantar esses métodos agora mesmo e assim consiga começar a usufruir dos benefícios desse sistema que está crescendo cada vez mais dentro das organizações.
Precisa de ajuda com sua contabilidade? Entre em contato conosco!
Sucesso!